top of page

O significado das cores nos looks: saiba como escolher

Atualizado: 19 de mai. de 2020


Foto: Pinterest Esther G. Pereira

A forma como uma pessoa se veste, seleciona seus acessórios e combina as peças, diz muito sobre ela. O mesmo vale para a escolha das cores. As cores nos remetem a sensações, atuam no nosso psicológico, expressam emoções e personalidade. Um exemplo da importância das cores na manifestação da cultura, é o uso do preto em situações de luto ou do branco em vestidos de casamento. Pensando nisso, separamos aqui dicas sobre as cores e como aplicar no seu visual sem erro:

Foto: Pinterest Muse Brasil

AZUL: É uma cor fria e está relacionado primordialmente a sensações de calma, serenidade, relaxamento, limpeza, intelectualidade, tecnologia, fluidez, gentileza e harmonia.Use quando precisar de clareza mental, reduzir o stress, ou transmitir ideia de raciocínio lógico, paciência e serenidade. Os tons mais escuros como o Marinho ou o Royal, comunicam profundidade, conservadorismo, sabedoria, poder e riqueza.Os mais claros como o Azul Bebê relacionam-se com limpeza, frescor, delicadeza e suavidade. Os tons abertos, como o Turquesa, são alegres e divertidos inspirando comunicação e criatividade. O anil representa magia, espiritualidade e purificação.

Foto: Instagram F. Hits - Alice Ferraz AMARELO: É uma cor quente e a mais ligada à criatividade. Relaciona-se com sentimentos de alegria, felicidade, inteligência, imaginação, à quebra de bloqueios mentais, cooperação, otimismo, curiosidade, sonho, originalidade e ação. Por ser a cor base do dourado, transmite sensação de riqueza, prosperidade e poder.É a cor mais visível pelo olho humano. Um super estimulante da atividade cerebral, portando é bom usar quando precisa que a criatividade aflore assim como a inteligência ou para se sentir confiante. Mas evite o amarelo se deseja transmitir segurança, pois traz sensação de uma pessoa volúvel, ou combine-o com cinza. Também é um bom tom para ajudar na desinibição e passar ideia de jovialidade.

Foto: Pinterest Eu Capricho VERMELHO: Cor da paixão, do desejo, da aproximação e do encontro. É super enérgica, traz sensação de movimento, conquista, coragem, calor, extroversão. Mas também pode estar associado à perigo, violência, ira e agressividade (cuidado ao associá-lo com cores como preto, cinza e roxo).O uso mais comum é ser associado a sedução, mas também pode ser usado pra mostrar dinamismo, liderança e proatividade. Se quiser chamar a atenção, vá de vermelho ou evite-o se a pretensão for contrária. Use também quando sentir desânimo, pois a cor é estimulante e traz energia física. Também transmite elegância e requinte, principalmente se o tom escolhido puxar pro bordô.

Foto: Pinterest Blog de Moda Decor e Salto Alto VERDE: Também é uma cor fria e sua ligação principal é com natureza e sustentabilidade. Tem simbolismo de crescimento, fertilidade, juventude, esperança e renovação. Transmite sentimentos de bem-estar, sensibilidade, harmonia, boa sorte.O verde tende a relaxar o sistema nervoso, portanto é legal escolher a cor quando sabe que vai enfrentar situações de tensão. Use também para transmitir sensação de equilíbrio, segurança e confiança, mas com cuidado com o excesso pois, pode gerar o efeito contrário passando soberba, e inveja. Verde limão tende a ser enérgico, o verde claro calmaria e o verde escuro, virilidade.

Foto: Pinterest Steal the Look

LARANJA: Cor do fogo, força e movimento. Traz sensações de euforia, contentamento e também é super enérgica. Senso de humor, alegria, prazer, espontaneidade são alguns dos sentimentos evocados pela cor laranja.Uma ótima cor pra ambientes de trabalho pois revela uma pessoa objetiva e determinada. Use o laranja pra comunicar prosperidade e sucesso, mas cuidado com o seu excesso. Também deve usar em situações que precise transmitir uma imagem cordial e amigável ou que precise indicar agilidade mental como numa entrevista de emprego (fica ótimo combinado com azul – pode ser jeans).É legal pra uniformes de lanchonetes e restaurantes pois estimula o apetite. Os tons adamascados, salmão e coral são mais refinados.

Foto: Pinterest Steal the Look

ROXO: Tem muito a ver com espiritualidade, mistério, dignidade, sabedoria, nobreza, extravagância. É uma cor de significados muito contrastantes pois pode comunicar realeza, misticismo e poder espiritual, mas também é associado ao fúnebre e à melancolia. Também comunica criatividade, sensualidade e meditação. Precisa ter cuidado ao usar o roxo, principalmente no ambiente de trabalho, pois tem associação com ego e a exposição excessiva à cor pode deixar algumas pessoas de mau humor. Se precisa melhorar sua vibração espiritual ou se quer comunicar ser uma pessoa misteriosa, roxo é a cor ideal. Use o tom (principalmente com acessórios dourados) se quiser comunicar luxo e riqueza. É legal também pra mostrar sinceridade, respeito e estar aberto à transformações (vai que você está querendo ser promovido, né?!).

Foto: Pinterest Steal the Look ROSA: O rosa é uma variante do vermelho. É a cor do romantismo, da suavidade e do amor. Remete a sensações de carinho, sensualidade (porém, mais suave que o vermelho) e é muito feminina e delicada.Use o rosa se quiser mostrar doçura, compaixão e delicadeza, assim como para mostrar que é uma pessoa empática e de boas intenções (boa pra ações sociais). A cor comunica uma certa inocência e infantilidade, portanto não exagere se quiser.

Foto: Pinterest Steal the Look

MARROM: A cor transmite sentimentos de simplicidade, estabilidade, tranquilidade e produtividade. Tem relação com a terra e o natural, portanto sugere trabalho pesado. Também se liga a praticidade, credibilidade e intimidade.O tom não é o preferido das pessoas, mas o marrom (e suas variantes como bege e caramelo) nas roupas é considerado neutro, uma base para as outras. Transmite um ar de disciplina e humildade e também comunica uma pessoa constante, responsável, obediente à regras e estável. Sugere também segurança e solidez. Cuidado com a quantidade de marrom para não transmitir sensação de melancolia.

Foto: Instagram Van Duarte CINZA: Cinza expressa neutralidade. Em geral revela sentimentos de indecisão, desânimo e falta de vitalidade. Mas também pode evocar qualidade, estabilidade, equilíbrio e sucesso. É a cor de base do prateado que traz modernidade, tecnologia, novidade e inovação.Outra cor neutra para as roupas e não interfere muito nas combinações. Pode ser usado com todos os outros tons para a construção de um look, mas é bom para quando se quer demonstrar neutralidade frente a uma questão. Também traz sabedoria, conservadorismo e profissionalismo. Mas cuidado ao usar em grande quantidade pois pode demonstrar ausência de energia e frieza.

Foto: I Love Ecommerce

BRANCO: É a cor (ou ausência de cor) que revela paz e pureza. Sem associações negativas, o branco também sugere sentimentos de modéstia, calma, inocência, harmonia e estabilidade. É percebida pelos olhos como uma cor que traz brilho, portanto também denota limpeza, clareza, fé e positividade.Nas roupas o branco usado como base para outras cores traz harmonia. Use para comunicar humildade e pureza. Uma pessoa que usa branco transmite a imagem de uma pessoa confiável e verdadeira. Também é bom para mostrar simplicidade, assim como perfeccionismo e dignidade.

Foto: Pinterest Steal the Look

PRETO: Uma das cores mais usadas, possui associações tanto positivas quanto negativas. O preto pode transmitir a mensagem de pessimismo, luto tristeza e dor, mas também mostra luxo, seriedade, mistério e distinção.Quando você quer elegância a primeira cor escolhida é preto, certo? Certo. Preto comunica elegância, classe e poder. Também é uma cor que comunica sedução, prestígio, sobriedade e modernidade. Na moda, é bastante usada por pessoas que tem uma personalidade forte, que são contra as regras e acreditam em valores fora do padrão (Punks são a prova viva disso!). O look total preto, em alguns casos, pode comunicar agressividade e angústia.

Gostou das nossas dicas? A proposta da WeLoveBox é te deixar antenada, seja com tendências de moda ou de acessórios. Confira mais sobre nossa assinatura mensal de bijuterias. :)

Fonte: Gabi Zuri (Follow the Colours)

10.769 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page